quinta-feira, 6 de setembro de 2007
Pessoas que não sabem usar o Creative Commons
Às vezes eu tenho a impressão de que a lei do Karma não funciona muito bem na Internet. Cada boa ação que você faz - publicando um tutorial, um artigo ou uma ferramenta pra ajudar as outras pessoa - gera vinte ou trinta chupins que vão motenizar com o seu conteúdo sem te dar crédito.

Ora, se eu bem entendi o espírito da Creative Commons, o sujeitinho sem criatividade que reproduz o texto alheio não deve ganhar dinheiro com isso. Ou seja, não deveria ter um blog lotado de AdSense, anúncios do Mercado Livre ou banners do Buscapé. O que eu entendo (e apoio, aliás) é um professor que usa aquele texto em sala de aula, dizendo: "olha alunos, este texto foi escrito pelo Fulano de Tal e com ele vamos aprender alguma coisa".

Aliás, se tem uma coisa que eu sou extremamente contra é blog com retalhos de conteúdo alheio. Se você não tem criatividade suficiente pra gerar seus próprios artigos, pra que quer um blog? Pra aparecer? Pra gerar receita a partir do conteúdo alheio? Ora, pelo menos coloque um pouco do seu comentário pessoal ali! Afinal, esse é o espírito dos blogs: o autor que coloca um pouco dele no texto.

Pra copiar e colar conteúdo da internet já existem os suplementos dominicais dos jornais no interior do país.

Marcadores:

permalink 16:39