domingo, 26 de agosto de 2007
Pegando pesado?
Vou aproveitar que estou verborrágica pra comentar uma coisa que eu ouvi sobre o post anterior.

Me disseram que eu peguei pesado.

Ahhh, sério?

Peguei e pego mesmo.

Se um adolescente desocupado abre uma barraquinha na calçada de casa oferecendo consultas médicas de graça, o que acontece com ele? Vira piada na vizinhança.

Quando uma pessoa que nunca estudou medicina e exerce ilegalmente a profissão é descoberta, o que acontece? Essa pessoa vai pra cadeia (em teoria, né?). A mesma coisa acontece com o advogado, o engenheiro, o arquiteto...


E o design, não é uma carreira como qualquer outra?

Por que alguém pode sair por aí exercendo o design sem conhecimento?


* * *


Não me entendam mal, eu não acho que uma criança que ganha um computador novo seja uma ameaça, um concorrente direto dos profissionais.

A partir do momento em que o ego fala tão alto que eles passam a achar que podem ganhar dinheiro com design, eles são uma coisa muito pior. São uma racinha desgraçada que fazem do design uma grande piada. São os micreiros, os sobrinhos, a escória da humanidade.

Com isso, os profissionais de verdade são desvalorizados, desrespeitados... é a velha história do "pra que vou te pagar mil se meu sobrinho faz por dez?".


Ok, ninguém precisa concordar com os meus métodos. As pessoas têm todo o direito de achar que os meus meios estão errados. Cada um que pense o que quiser de mim, tô me cagando pra isso. Sou muito educada e fina, mas só com quem faz por merecer.

Só que eu acho muita micreiragem defender o que essa molecada faz. Pra mim, tem que estar no mesmo nível deles pra rolar essa identificação. A pessoa que não vive de design, não paga contas, não vê sua profissão na sarjeta, acha tudo isso muito normal mesmo... ou é muito burra, aí não tem conserto.


* * *


Todo mundo tem o direito de brincar. Como as faculdades de design são raras e recentes, existe toda uma geração de auto-didatas no mercado hoje em dia, que aprendeu um pouquinho aqui, outro pouquinho ali, e principalmente que se formou na base da tentativa e erro.

Não é errado fuçar pra tentar aprender HTML, não é errado ter uma dúvida estúpida sobre Flash e fazê-la no orkut - embora nenhum profissional auto-didata tenha chegado muito longe mendigando respostas prontas em fóruns: pra conseguir alguma coisa é preciso saber se virar e depender única e exclusivamente de si mesmo pra aprender.

O errado é achar que saindo de um cursinho de web design ou terminando de ler uma apostila de Dreamweaver você já está habilitado pra sair por aí ganhando dinheiro com isso. Não está!

"Tá, se eu não posso ganhar dinheiro vou fazer de graça"... não, não vai! Vai treinar, vai estudar, vai fazer uns sites pra vc mesmo pra aprender alguma coisa... A menos que você esteja fazendo caridade, trabalhar de graça não é certo. E algumas pessoas colocam certas coisas online que até como caridade chega a ser uma ofensa.

* * *

Web design não é aprender a usar algumas ferramentinhas legais que você comprou no camelô, assim como arquitetura não é saber brincar no AutoCad.

Idiota de quem acha isso, e mais idiota ainda de quem coloca a marca da sua empresa na mão de um micreirinho. Quando se toca do tamanho da cagada, corre pra gente pagando o que for pra terem o respeito dos clientes online de volta.



Então, se eu pego pesado, me desculpem por valorizar a profissão que eu escolhi, ok? Me sustente, banque o meu consumismo, e aí quem sabe eu fique mais branda.

Marcadores:

permalink 18:09