sexta-feira, 31 de agosto de 2007
Quem coloca preço no meu trabalho sou eu
De vez em quando algum adolescente desocupado (ou um diretor de ONG sem vergonha) descobre meu portfolio e o inferno começa.

Quero fazer um site, mas precisa ser muito barato viu? Bem barato!


O engraçado é que eles nunca passam um briefing do projeto junto, esse tipo de contato serve exclusivamente pra abrir caminho. "Abram alas, mais um sem noção passando".

Geralmente é alguma besteira, tipo site de games, alguma idéia de sucesso plagiada ou qualquer outra coisa que o mundo já tem em quantidade suficiente e não precisa de mais um.

O site de vocês têm etiqueta com preço? Porque os meus não têm! Quer dizer, não dá pra saber quanto eu cobro só de olhar. Pode ser que eu nem faça o tipo de trabalho que o cara quer. Pode ser que eu esteja numa fase desesperada cobrando 500 reais (e se o sindicato ler isso caçam minha carteirinha, hahaha). Pode ser que eu tenha uma puta idéia genial pra melhorar o site pelo mesmo preço do projeto inicial.

Poha, o cara não me conhece e já chega enchendo o meu saco?

Alguns amigos otimistas provavelmente diriam que se está pedindo pra cobrar barato é porque acha meu trabalho bom e consequentemente pensa que não pode pagar por ele, então faz uma tentativa frustrada. Eu diria que se acha que isso mesmo por favor poupe o meu saco e não fale comigo.

Porque veja bem, meu concorrente está a um clique de distância. Entra nos portfolios que você gosta, pede um orçamento e escolhe o mais barato. Mas deixa essa poha dessa boca fechada!

Não gostou do preço? Contrata outro!

Acha que tá caro? Procura alguém com menos experiência!

Cara, esse tipo de coisa irrita. Você estuda, lê, faz cursos, perde horas pra descobrir alguma coisa nova que possa aplicar nos sites de quem te contrata, e o cara te nivela com um micreiro que comprou o Photoshop no camelô da esquina e cobra 100 reais? Se não pode pagar, vai atrás do micreiro, ora bolas! Se o trabalho dele sair cagado o problema não é meu mesmo...


É o mesmo estilo daquele *mala* que entra numa loja, pergunta o preço de uma coisa e diz "ah mas tá caro, ali na esquina tá mais barato". Ontem eu li em algum lugar que se você faz isso na França, o vendedor te responde "ah é? compra lá, alors".

Então tá explicado, é meu sangue francês: eu sou exatamente dessa opinião, na hora de vender meu peixe e principalmente na hora de comprar alguma coisa. Prefiro rodar um dia inteiro do que soltar *uma* frase que vá me fazer virar piada na hora do almoço dos vendedores.


Geralmente eu apago essas mensagens, mas às vezes eu acordo meio virada e o House que mora dentro (ui!) de mim é quem responde o e-mail. Não sabe brincar, não desce pro play. Se dá ao trabalho de encher o meu saco, depois não chora quando a verdade acertar o meio da testa.

Marcadores:

permalink 20:22