sexta-feira, 31 de agosto de 2007
A mentalidade offline do cliente
Eu sei, o interesse de correr atrás do cliente é só nosso. Se a gente não pega o serviço, ele procura outra pessoa e pronto.

Mas tem cliente que embaça...

Pra mim a pior coisa que vem de quem nos contrata é a mania de fazer reunião. Faz reunião pra você dar o orçamento, faz reunião pra te passar o material, faz reunião pra você entregar o site.

Eu entendo (e concordo) que algumas pessoas estão presas à mentalidade corporativa e querem encontrar cara-a-cara seu prestador de serviço. Mas se eles querem um site, precisam aprender a tratar com as pessoas pela Internet - afinal esse é o seu novo público.

Por exemplo, tenho alguns clientes que não conseguem fazer a manutenção do site pela Internet. Querem marcar reunião de qualquer jeito. Não sei como eles tratam com os clientes deles, mas imagino que quando as pessoas pedem alguma informação ou orçamento por e-mail, eles são do tipo que pedem o telefone ou mandam o cliente fazer uma visita para maiores informações.

Ora, se a pessoa quisesse mais informações por telefone ou pessoalmente, ela não estaria mandando e-mail!

No caso da manutenção, quatro e-mails que poderiam ser trocados em apenas uma tarde resolveriam o problema:

- Kika, quero colocar esse material no site. Quanto fica?
- Fica em X reais.
- Ótimo, tá aqui o material e o comprovante do depósito.
- Fulana, as atualizações estão no ar, abraço.

Um desses clientes faz o estilinho emergente, que acha super style marcar reunião pra chegar uma hora depois fazendo pose pra te atender por 5 minutos e dizer "te passo o material por e-mail".

E quando você chega no cliente, conversa com ele, passa a proposta e ele fala na tua cara "então, temos mais vinte propostas, vamos analisar e qualquer coisa a gente te liga". Ah fala sério né? Pra mim isso é "abuso de poder", a pessoa que adora provar pros outros que chegou num cargo onde pode se dar ao luxo de incomodar os outros com seus caprichos.

Atravessar a cidade pra tomar um chazinho de cadeira sem açúcar definitivamente não faz o meu estilo. Que as pessoas queiram me conhecer pessoalmente antes de me pagar, até concordo, mas acho que a partir do momento que qualquer pessoa tenha um site da sua empresa, precisa aprender que a Internet é um novo meio de comunicação, e existe para ser usada.

Por favor, clientes queridos, parem de querer perder o meu tempo com reuniões desnecessárias...

Marcadores:

permalink 12:25