terça-feira, 21 de agosto de 2007
Como reconhecer um caloteiro
Posso estar me precipitando, mas acho que novamente cruzei meu caminho com um caloteiro. Inadimplente de cu é rola, o nome de quem não paga é caloteiro mesmo. Deixa o politicamente correto pra quem merece.

Ok, sem problemas. Sou gata escaldada, já aprendi a me cuidar e não vou perder nada com isso a não ser uma tarde de paciência que foi pro saco aguentando pressão. Além disso, por mais que a gente seja totalmente contra o uso de templates, sabemos que a reciclagem de código existe e é necessária. Basicamente nada se perde.

Como eu já passei pela experiência de prestar serviço e não receber, e como um amigo está passando exatamente pela mesma situação, resolvi traçar um perfil geral de como um caloteiro se comporta.

Acho que tomei um calote, e agora?

Tia Kika vai ajudar vocês crianças...

Mas por favor tenha um pouco de discernimento: nem todas as pessoas são iguais, cada caso é um caso e essa é uma generalização baseada em casos que *eu* conheço. Tenha cérebro pra sacar isso antes de encher o meu saco.

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Caloteiro sempre tem pressa

O cara entra em contato com você e já te passa o projeto de cara. Mesmo que você diga que cobra uma parte adiantado, ele diz que vai fazer o pagamento "ainda hoje", te passa todo o material e te pede pra começar o mais rápido possível.

Aqui, não fique com dó de ninguém: se ele tem pressa, você pode até começar a trabalhar no projeto imediatamente para que você tenha um prazo confortável, caso aconteça algum imprevisto, sei lá. Mas enquanto você não vir a cor do dinheiro, não entregue nem uma vírgula, e não publique o trabalho em uma área de testes na Internet de jeito nenhum.

Com essa história de pressa, ele te convence a entregar o trabalho antes do pagamento compensar, e aí quem te garante que você vai receber?

Fora que a pressa é desculpa pra ficar te ligando ou te mandando email de hora em hora pra ver como as coisas andam. A idéia é encher tanto o teu saco que você resolve entregar tudo logo pra ficar livre. Não caia nessa. Respire fundo, conte até 10, e se a raiva for muito grande, abra o orkut e arrume briga com alguém pra descarregar as energias ruins xD

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Caloteiro sempre te enche de promessas de trabalho

Antes mesmo de você entregar o primeiro trabalho, o cara já te diz que tem um super projeto pra te passar.

Vem cá, por mais que o seu portfolio e seus trabalhos anteriores mostrem do que você é capaz, eles não mostram como você trabalha. Não dá pra saber se você é organizado com o seu código, se cumpre prazos... quem com um pingo de profissionalismo lota um prestador de serviços de trabalho antes de ter certeza de que ele é sério, responsável e organizado?

Claro, a idéia aqui é iludir o designer, pra ele se animar a "mostrar serviço", fazer tudo mais rápido, entregar coisas antes do prazo (e do pagamento).

Se nós precisamos ser profissionais, quem nos contrata precisa ter essa mesma postura.

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Caloteiro sempre tem um projeto "abandonado"

É batata: se alguém te passar um site que precisa ser terminado, grandes chances do designer anterior ter se enchido do calote e largado tudo. Como caloteiro sempre tem backup, ele te manda o trabalho, diz que o designer anterior largou o projeto (ou teve problemas pessoais) e é pra você terminar o que foi começado.

Ora, designer é humano (embora não nos tratem como tal), pode ter problemas pessoais sim. Mas ninguém larga um bom projeto pela metade porque encheu o saco.

Quando te passarem trabalho já começado, procure entrar em contato por conta própria com o designer anterior pra saber o que aconteceu. Mas não vá pedir o e-mail dele pro caloteiro hein! Seja mineirinho e faça as coisas quieto...

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Caloteiro odeia e-mail

Pessoas que trabalham com Internet sabem usar o e-mail. Claro, se um cliente entra em contato diretamente com você pra desenvolver o site da empresa dele, é natural que ele tenha a mentalidade de empresário, que queira tratar de negócios por telefone ou mesmo pessoalmente. Repare que a maioria dá um telefone de contato e espera você ligar. Neste caso, o melhor mesmo é conversar com o cliente, tirar todas as dúvidas e passar tudo pro papel, apresentando uma proposta formal. Se fecharem o negócio, faça um contrato com cada detalhe do projeto e pronto.

Agora, pessoas que atuam como "agentes", contratando você para desenvolver sites para produtoras e agências, essas sim, têm obrigação de saber tratar de negócios por e-mail.

E por que o e-mail? Porque fica tudo registrado, e em caso de processo, é a única coisa que vale como prova.

Pode reparar: quando a pessoa trabalha como agente e insiste pra conversar por MSN ou Skype - ou pede o seu telefone pra ligar pra você - tudo é resolvido assim. E aí, fica o dito pelo não dito? Como você prova que cumpriu o prazo, ou que a data limite pro pagamento já foi?

Eu não gosto disso. Faço questão de só falar por e-mail, principalmente pq a minha memória é péssima e é muito mais fácil achar alguma coisa num e-mail do que nos arquivos do MSN. E falar no telefone anotando tudo é um saco.

Existem ainda caloteiros que chegam ao extremo de tratar detalhes de negócios pelo scrapbook do orkut. O primeiro contato tudo bem, mas depois disso? Tsc tsc tsc.

* * *

Bom, é mais ou menos esse padrão que eu reconheço dos caloteiros malditos que eu conheço. Se você acha que eles agem diferente, os comentários estão abertos.

Só não se esqueça: eu não sou suporte técnico! Quer contar o teu caso, sinta-se à vontade, mas não me peça pra te ajudar. Procure um advogado, que é a pessoa que pode analisar seu caso e te orientar da maneira correta.

Agora, se você é um filho da puta bastardo que costuma contratar os outros e não pagar, eu não só quero que o teu pau seque e caia como também já vou avisando que eu me dou ao direito de apagar quaisquer comentários que defendam a sua casta nojenta. E se abusar/insistir/falar merda, vira pérola.

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