quinta-feira, 9 de agosto de 2007
Existem ONGs e ONGs
Como tudo nessa vida, existem ONGs sérias e honestas, e existem ONGs que se aproveitam disso para levar vantagem em cima dos outros.

Essa semana aconteceu comigo uma coisa bem interessante: fiz orçamento pra duas instituições que ajudam o próximo.

A primeira, visivelmente mais simples, tem uma representante muito simpática, que só me contou todos os problemas que eles passam quando eu perguntei qual era o perfil da instituição, pra fazer o orçamento. Inclusive fiz um preço um pouco abaixo do que eu normalmente faria e dei a ela algumas sugestões de como ter um retorno mais rápido do investimento no site. Não sei se vão fechar comigo ou com algum micreiro de 200 reais, mas apesar de terem uma verba curta em nenhum momento questionaram meu orçamento, ou o um terço do valor total que eu cobro adiantado.

Já a segunda, que é mais uma daquelas instituições que ajudam pessoas a preencher o tempo pra não morrerem bitoladas, teve uma postura bem diferente. Antes de dar o orçamento, uma postura muito respeitosa, de quem sabe o valor do serviço que está solicitando. Depois do orçamento feito, tiveram a cara de pau de afirmar que "obviamente o valor não será este, será menor", e de exigir o trabalho pronto e entregue em uma semana pra só depois analisarem o pagamento.

Aqui, olha bem pra minha cara e responde: tem um nariz vermelho de plástico aqui em algum lugar?

Qualquer prestação de serviço funciona na base da confiança: a garantia que ele tem de que eu vou entregar o serviço depois do primeiro terço pago é exatamente a mesma garantia que eu tenho de que ele vai me pagar quando o serviço for entregue: nenhuma!

Se eles não estão dispostos a correr o risco, eu também não estou, especialmente por um cliente que já chega depreciando o meu trabalho logo de cara.

Mesmo cobrando uma parte adiantada pra entregar algumas idéias de layout, quem me garante que não vão pegar a minha idéia e repassar pra um micreiro que vai terminar de desenvolver o site de graça ou por um cachorro-quente?

Pra nós designers, uma ONG é um cliente como outro qualquer. Claro que por razões de simpatia ou de comprometimento nós podemos cobrar mais barato pelo nosso trabalho, ou até mesmo oferecê-lo de graça se participamos do projeto. Mas é ridículo ver que muita gente usa a desculpa do "social" pra levar vantagem em cima dos prestadores de serviço.

Marcadores:

permalink 13:53