quinta-feira, 20 de novembro de 2008
O caso da Faculdade Pitágoras
Existe essa Faculdade Pitágoras, que inclusive tem uma unidade aqui onde eu moro. Eles têm um site. É óbvio, toda faculdade tem um site.

Você vai lá no rodapé e tem um link Acessibilidade. Quer dizer, de uma instituição de ensino não se espera nada menos do que um site acessível para qualquer usuário, não?



Não.

O link Acessibilidade leva a uma página explicando como o usuário deve utilizar o Internet Explorer com resolução 800x600 para visualizar o site. Inclusive mostra como ele não funciona no em outros navegadores. E completa:

Estas dicas são apenas as mais comuns para que seu site possa ser visualizado da maneira correta.

Mantenha sempre seu navegador atualizado para que você possa aproveitar ao máximo da navegação ao acessar os sites do Pitágoras.


Pára!

Desde quando a visualização correta do site é preocupação do usuário? Aqui na vida real isso é obrigação do designer! Não estamos falando de um blog ou um site pessoal, estamos falando do site de uma faculdade!

Eu tô tentando encontrar um adjetivo pra descrever o cidadão responsável por isso sem correr o risco de ganhar um processo, mas é difícil né? Bom, o mínimo que eu posso dizer é que essa pessoa, ou esse grupo de pessoas - que são qualquer coisa, menos profissionais - deveria procurar o significado da palavra acessibilidade no dicionário.

Me dá muito medo imaginar que tipo de profissional uma instituição de ensino dessas forma. Ou melhor, temo medo da forma como ela tenta ensinar alguma coisa pros alunos. Será que os professores têm a mesma mentalidade somente visualizado no Internet Explorer? Na real, eu tenho dó da pessoa que gasta uma bela grana durante alguns anos pra ser formada por um bando de incompetentes (sim, porque alguém aprovou que isso fosse pro ar, não?).

Posso falar? Que bosta vocês acham que estão fazendo?

A faculdade não vai decretar falência se contratar um profissional que saiba fazer um site direito. E a cabeça não vai desgrudar do corpo se a pessoa que elaborou esse pequeno guia tomar vergonha na cara e aprender a trabalhar com o que se propõe a fazer.

Ignorância e oportunismo é que deveriam fazer cabeças sairem rolando por aí.

Vou deixar dois links sobre acessibilidade (de verdade) pra essas pessoas: a definição da Wikipédia e o Acessibilidade Brasil.

Vocês são simplesmente ridículos.

Alunos da Pitágoras que vierem fazer mimimi e defender a instuição de ensino, já aviso que vou limar os comentários sim. Isso aqui não é uma democracia, eu nunca disse que era.

E eu tirei um screenshot da tela, caso tirem a página do ar.

Eu sei que eu tinha dito que os links aqui iriam estar sob o tinyurl pra não virem fazer mimimi nos comentários, mas neste caso eu faço questão de apontar o dedo mesmo.

Via @claudiaregina e @nagueva.

Marcadores:

permalink 20:03