A verdade sobre os orçamentos
Isso é uma coisa que você nunca vai encontrar naqueles artiguinhos sobre "como saber quando cobrar por um site". É o tipo de coisa que 95% dos designers fazem, mas ninguém admite.
Quando um cliente pergunta "quanto você cobrou por aquele site que você fez pra fulano", fica muito difícil dizer. Nenhum cliente é igual a outro. Às vezes duas pessoas querem exatamente a mesma coisa, mas o preço vai ser completamente diferente pros dois. E por que isso?
Simples, porque muito do orçamento a gente faz baseado na cara do cliente. Ok, não necessariamente na cara física, mas pelo primeiro contato.
Se um cliente é direto, já de cara diz tudo o que quer, é sinal de que o trabalho vai fluir muito mais facilmente. Outros pedem um orçamento dizendo "preciso de orçamento para site", e só - não dizem que site, qual o segmento, qual o conteúdo, bosta nenhuma. Acham que você tem uma bola de cristal como peso de papel na mesa e vai adivinhar. Gente assim vai ser beeem mais complicado de se lidar, certo? Portanto, orçamento mais caro.
E também porque ninguém admite, mas fazemos preços simpáticos e barganhas pra amigos sim, e não tem absolutamente nada de errado nisso.
Outra coisa que faz muita diferença é o cliente que quer um site, mas não consegue se relacionar pela Internet. Marca reunião pra te conhecer, pra te entregar um CD com cinco fotos pro layout. Nada mais justo do que cobrar a mais desse cliente, já que você vai ter despesas com deslocamento pra cada peido que ele soltar, certo? Certo.
Mas se o cliente é do tipo esnobe, que te recebe com um notebook de última geração na mesa, faz a secretária te segurar na sala de espera por 20 minutos pra parecer super ocupado (acontece de verdade, sem exagero)... ora, se ele tá podendo desse jeito, também pode pagar a mais pelo site, certo? No mínimo, esse cara vai perder toda a moral quando chorar um descontão. Ué, tá pagando de poderoso e não pode pagar quanto vale o meu serviço? Chama o seu sobrinho, aquele que fez cursinho na Microcamp. Ele faz o site pra você.
* * *
Agora, onde a diferença de valores no orçamento é mais gritante é quando aparece um querendo propor "parceria". Veja bem, eu sou super a favor das pessoas trabalharem em conjunto, cada uma desenvolvendo o que sabe fazer de melhor para se especializar num determinado segmento. Mas terceirização do serviço, principalmente do layout, significa que alguém vai ganhar em cima desse serviço. Geralmente cobra-se um pouco mais barato quando o desenvolvedor compra o teu layout pra completar o sistema dele.
Aí é que entra a parte divertida: desenvolvedor micreiro, que pega sisteminha pronto no PHPBrasil, só sabe fazer *uma* coisa e precisa de um designer pra dar uma cara diferente pra cada trabalho. Você passa um orçamento e o cara te responde "olha, isso não dá pra pagar, mas 100 reais tá bem pago pelo serviço".
Ou então o cara paga de famosinho, aquela vibe "sou o grande desenvolvedor, minha empresa web é um sucesso, tenho tanto trabalho que não consigo dar conta". Geralmente é uma pessoa que não sabe fazer alguma coisa e não quer admitir, pode reparar. Grandes empresas web de verdade contratam estagiários pra dar conta do serviço.
Cuidado na hora de passar um serviço pra outra pessoa e se fazer de dono do mundo, hein? Se o designer determinar um preço pelo trabalho baseado no primeiro contato, depois não vem chorar pitanga dizendo que é muito, que você só pode pagar um terço do que ele tá pedindo.
Então se você quer um orçamento bacana, seja claro no que você está pedindo, tenha o material já separado, não se faça de bonzão quando na verdade você é um bostinha trabalhando de programador a partir de scripts prontos e principalmente: não coloque preço no serviço dos outros. Achou o orçamento muito caro? Simplifique o serviço, negocie um parcelamento maior, ou você corre o risco de se queimar com uma pessoa que tem uma grande lista de contatos entre profissionais do design e ficar com fama de micreiro pão-duro pra sabe-se lá quantas pessoas...
Quando um cliente pergunta "quanto você cobrou por aquele site que você fez pra fulano", fica muito difícil dizer. Nenhum cliente é igual a outro. Às vezes duas pessoas querem exatamente a mesma coisa, mas o preço vai ser completamente diferente pros dois. E por que isso?
Simples, porque muito do orçamento a gente faz baseado na cara do cliente. Ok, não necessariamente na cara física, mas pelo primeiro contato.
Se um cliente é direto, já de cara diz tudo o que quer, é sinal de que o trabalho vai fluir muito mais facilmente. Outros pedem um orçamento dizendo "preciso de orçamento para site", e só - não dizem que site, qual o segmento, qual o conteúdo, bosta nenhuma. Acham que você tem uma bola de cristal como peso de papel na mesa e vai adivinhar. Gente assim vai ser beeem mais complicado de se lidar, certo? Portanto, orçamento mais caro.
E também porque ninguém admite, mas fazemos preços simpáticos e barganhas pra amigos sim, e não tem absolutamente nada de errado nisso.
Outra coisa que faz muita diferença é o cliente que quer um site, mas não consegue se relacionar pela Internet. Marca reunião pra te conhecer, pra te entregar um CD com cinco fotos pro layout. Nada mais justo do que cobrar a mais desse cliente, já que você vai ter despesas com deslocamento pra cada peido que ele soltar, certo? Certo.
Mas se o cliente é do tipo esnobe, que te recebe com um notebook de última geração na mesa, faz a secretária te segurar na sala de espera por 20 minutos pra parecer super ocupado (acontece de verdade, sem exagero)... ora, se ele tá podendo desse jeito, também pode pagar a mais pelo site, certo? No mínimo, esse cara vai perder toda a moral quando chorar um descontão. Ué, tá pagando de poderoso e não pode pagar quanto vale o meu serviço? Chama o seu sobrinho, aquele que fez cursinho na Microcamp. Ele faz o site pra você.
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Agora, onde a diferença de valores no orçamento é mais gritante é quando aparece um querendo propor "parceria". Veja bem, eu sou super a favor das pessoas trabalharem em conjunto, cada uma desenvolvendo o que sabe fazer de melhor para se especializar num determinado segmento. Mas terceirização do serviço, principalmente do layout, significa que alguém vai ganhar em cima desse serviço. Geralmente cobra-se um pouco mais barato quando o desenvolvedor compra o teu layout pra completar o sistema dele.
Aí é que entra a parte divertida: desenvolvedor micreiro, que pega sisteminha pronto no PHPBrasil, só sabe fazer *uma* coisa e precisa de um designer pra dar uma cara diferente pra cada trabalho. Você passa um orçamento e o cara te responde "olha, isso não dá pra pagar, mas 100 reais tá bem pago pelo serviço".
Ou então o cara paga de famosinho, aquela vibe "sou o grande desenvolvedor, minha empresa web é um sucesso, tenho tanto trabalho que não consigo dar conta". Geralmente é uma pessoa que não sabe fazer alguma coisa e não quer admitir, pode reparar. Grandes empresas web de verdade contratam estagiários pra dar conta do serviço.
Cuidado na hora de passar um serviço pra outra pessoa e se fazer de dono do mundo, hein? Se o designer determinar um preço pelo trabalho baseado no primeiro contato, depois não vem chorar pitanga dizendo que é muito, que você só pode pagar um terço do que ele tá pedindo.
Então se você quer um orçamento bacana, seja claro no que você está pedindo, tenha o material já separado, não se faça de bonzão quando na verdade você é um bostinha trabalhando de programador a partir de scripts prontos e principalmente: não coloque preço no serviço dos outros. Achou o orçamento muito caro? Simplifique o serviço, negocie um parcelamento maior, ou você corre o risco de se queimar com uma pessoa que tem uma grande lista de contatos entre profissionais do design e ficar com fama de micreiro pão-duro pra sabe-se lá quantas pessoas...