Se isso não é pirataria...
Pra mim, a parte mais chata na hora de desenvolver um sistema são os botões. Para encontrar um estilo que agrade o cliente às vezes a gente desenvolve uma porrada de opções, e depois da aprovação ainda temos que desenvolver outra dezena de botões diferentes seguindo a mesma identidade visual.
Uma solução pra isso são os sets de ícones gratuitos, que a gente encontra aos montes no Google. Claro, tomando o cuidado de checar as regras de distribuição dessas imagens, porque algumas não são permitidas para uso comercial...
Ou você pode simplesmente chupinhar os botões prontos de outro site, descaradamente, que é muito mais rápido e esperto!
Navegando por aí encontrei a loja virtual da Couro Brasil. Não vamos entrar na questão do layout "bonitinho mas delicado demais pra certos produtos que são vendidos na loja". O que me chamou a atenção foi isso:
Clique para ver um screenshot da tela inteira
Bonitos esses botões, né? Não combinam em *nada* com o layout cor-de-rosa-e-verde-claro mas são bem bonitinhos. Mas, peraí... você também está com uma sensação de dejá vù? De onde mesmo a gente conhece esse botão?
Clique para ver o screenshot da tela inteira e refrescar sua memória
Sim, pessoas... são os botões da Americanas, visivelmente chupinhados!
E não pára por aí! Na página de listagem de produtos você também pode encontrar os botões de "não disponível" e "informações sobre o produto":
Sinceramente, fiquei com nojo pra continuar navegando e brincando de jogo dos sete chupins.
* * *
Agora vamos analisar o problema.
Será que a culpa é do cliente, que exigiu os mesmos botões da Americanas? Se foi, cabe ao designer usar seu conhecimento teórico para convencê-lo de que isso é uma péssima idéia, porque os elementos visuais precisam estar em harmonia com a identidade visual do resto do layout *e* a empresa precisa ter sua própria identidade visual.
Provavelmente os designers da Americanas passaram um bom tempo desenvolvendo elementos visuais que "combinam" com a marca Americanas e com os conceitos que o layout da loja quer passar pro usuário.
Usar o mesmo botão de outra loja é como se eu pegasse a roupa de gala da minha vó pra ir fazer picnic. Mas é tudo roupa de mulher do mesmo jeito, não é?
Pode ser também que o cliente seja um leigo completo no assunto, e tenha deixado tudo nas mãos do "designer" que apareceu com o orçamento mais baixo. Sabe aquele ditado, quando a esmola é demais o santo desconfia? Cai como uma luva pro design: se um "profissional" faz um preço muito abaixo do resto do mercado, desconfie, porque provavelmente ele vai aparecer com pedaços chupinhados de outros sites.
E pode ser, claro, que o roubo dos botões da Americanas tenha uma explicação totalmente diferente. Como a loja não tem um link de contato, a gente só vai saber o que aconteceu de verdade se este post gerar uma porrada de cliques pra loja, aparecer nas estatísticas de acesso, alguém se dignar a checar essas estatísticas, cair aqui e resolver falar.
Cá pra nós, vocês acham que um site com conteúdo chupinhado se preocupa com as estatísticas de acesso?
De qualquer maneira, dêem uma olhada no rodapé da página e vejam que irônico: um selinho anti-pirataria! Aliás, essa imagem reforça a minha teoria de que rolou uma micreiragem básica: o original tem 99x125 pixels, mas o cidadão responsável pelo layout não se deu ao trabalho nem de abrir o Photoshop pra redimensionar a imagem.
Não sei vocês, mas eu adoraria passar uns tempos num emprego onde eu não precisasse usar meu cérebro nem meu talento, pra descansar um pouco...
Uma solução pra isso são os sets de ícones gratuitos, que a gente encontra aos montes no Google. Claro, tomando o cuidado de checar as regras de distribuição dessas imagens, porque algumas não são permitidas para uso comercial...
Ou você pode simplesmente chupinhar os botões prontos de outro site, descaradamente, que é muito mais rápido e esperto!
Navegando por aí encontrei a loja virtual da Couro Brasil. Não vamos entrar na questão do layout "bonitinho mas delicado demais pra certos produtos que são vendidos na loja". O que me chamou a atenção foi isso:
Clique para ver um screenshot da tela inteira
Bonitos esses botões, né? Não combinam em *nada* com o layout cor-de-rosa-e-verde-claro mas são bem bonitinhos. Mas, peraí... você também está com uma sensação de dejá vù? De onde mesmo a gente conhece esse botão?
Clique para ver o screenshot da tela inteira e refrescar sua memória
Sim, pessoas... são os botões da Americanas, visivelmente chupinhados!
E não pára por aí! Na página de listagem de produtos você também pode encontrar os botões de "não disponível" e "informações sobre o produto":
Sinceramente, fiquei com nojo pra continuar navegando e brincando de jogo dos sete chupins.
* * *
Agora vamos analisar o problema.
Será que a culpa é do cliente, que exigiu os mesmos botões da Americanas? Se foi, cabe ao designer usar seu conhecimento teórico para convencê-lo de que isso é uma péssima idéia, porque os elementos visuais precisam estar em harmonia com a identidade visual do resto do layout *e* a empresa precisa ter sua própria identidade visual.
Provavelmente os designers da Americanas passaram um bom tempo desenvolvendo elementos visuais que "combinam" com a marca Americanas e com os conceitos que o layout da loja quer passar pro usuário.
Usar o mesmo botão de outra loja é como se eu pegasse a roupa de gala da minha vó pra ir fazer picnic. Mas é tudo roupa de mulher do mesmo jeito, não é?
Pode ser também que o cliente seja um leigo completo no assunto, e tenha deixado tudo nas mãos do "designer" que apareceu com o orçamento mais baixo. Sabe aquele ditado, quando a esmola é demais o santo desconfia? Cai como uma luva pro design: se um "profissional" faz um preço muito abaixo do resto do mercado, desconfie, porque provavelmente ele vai aparecer com pedaços chupinhados de outros sites.
E pode ser, claro, que o roubo dos botões da Americanas tenha uma explicação totalmente diferente. Como a loja não tem um link de contato, a gente só vai saber o que aconteceu de verdade se este post gerar uma porrada de cliques pra loja, aparecer nas estatísticas de acesso, alguém se dignar a checar essas estatísticas, cair aqui e resolver falar.
Cá pra nós, vocês acham que um site com conteúdo chupinhado se preocupa com as estatísticas de acesso?
De qualquer maneira, dêem uma olhada no rodapé da página e vejam que irônico: um selinho anti-pirataria! Aliás, essa imagem reforça a minha teoria de que rolou uma micreiragem básica: o original tem 99x125 pixels, mas o cidadão responsável pelo layout não se deu ao trabalho nem de abrir o Photoshop pra redimensionar a imagem.
Não sei vocês, mas eu adoraria passar uns tempos num emprego onde eu não precisasse usar meu cérebro nem meu talento, pra descansar um pouco...
Marcadores: coisas para *não* fazer