quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
Se isso não é pirataria...
Pra mim, a parte mais chata na hora de desenvolver um sistema são os botões. Para encontrar um estilo que agrade o cliente às vezes a gente desenvolve uma porrada de opções, e depois da aprovação ainda temos que desenvolver outra dezena de botões diferentes seguindo a mesma identidade visual.

Uma solução pra isso são os sets de ícones gratuitos, que a gente encontra aos montes no Google. Claro, tomando o cuidado de checar as regras de distribuição dessas imagens, porque algumas não são permitidas para uso comercial...

Ou você pode simplesmente chupinhar os botões prontos de outro site, descaradamente, que é muito mais rápido e esperto!

Navegando por aí encontrei a loja virtual da Couro Brasil. Não vamos entrar na questão do layout "bonitinho mas delicado demais pra certos produtos que são vendidos na loja". O que me chamou a atenção foi isso:


Clique para ver um screenshot da tela inteira


Bonitos esses botões, né? Não combinam em *nada* com o layout cor-de-rosa-e-verde-claro mas são bem bonitinhos. Mas, peraí... você também está com uma sensação de dejá vù? De onde mesmo a gente conhece esse botão?


Clique para ver o screenshot da tela inteira e refrescar sua memória


Sim, pessoas... são os botões da Americanas, visivelmente chupinhados!

E não pára por aí! Na página de listagem de produtos você também pode encontrar os botões de "não disponível" e "informações sobre o produto":



Sinceramente, fiquei com nojo pra continuar navegando e brincando de jogo dos sete chupins.

* * *

Agora vamos analisar o problema.

Será que a culpa é do cliente, que exigiu os mesmos botões da Americanas? Se foi, cabe ao designer usar seu conhecimento teórico para convencê-lo de que isso é uma péssima idéia, porque os elementos visuais precisam estar em harmonia com a identidade visual do resto do layout *e* a empresa precisa ter sua própria identidade visual.

Provavelmente os designers da Americanas passaram um bom tempo desenvolvendo elementos visuais que "combinam" com a marca Americanas e com os conceitos que o layout da loja quer passar pro usuário.

Usar o mesmo botão de outra loja é como se eu pegasse a roupa de gala da minha vó pra ir fazer picnic. Mas é tudo roupa de mulher do mesmo jeito, não é?

Pode ser também que o cliente seja um leigo completo no assunto, e tenha deixado tudo nas mãos do "designer" que apareceu com o orçamento mais baixo. Sabe aquele ditado, quando a esmola é demais o santo desconfia? Cai como uma luva pro design: se um "profissional" faz um preço muito abaixo do resto do mercado, desconfie, porque provavelmente ele vai aparecer com pedaços chupinhados de outros sites.

E pode ser, claro, que o roubo dos botões da Americanas tenha uma explicação totalmente diferente. Como a loja não tem um link de contato, a gente só vai saber o que aconteceu de verdade se este post gerar uma porrada de cliques pra loja, aparecer nas estatísticas de acesso, alguém se dignar a checar essas estatísticas, cair aqui e resolver falar.

Cá pra nós, vocês acham que um site com conteúdo chupinhado se preocupa com as estatísticas de acesso?

De qualquer maneira, dêem uma olhada no rodapé da página e vejam que irônico: um selinho anti-pirataria! Aliás, essa imagem reforça a minha teoria de que rolou uma micreiragem básica: o original tem 99x125 pixels, mas o cidadão responsável pelo layout não se deu ao trabalho nem de abrir o Photoshop pra redimensionar a imagem.

Não sei vocês, mas eu adoraria passar uns tempos num emprego onde eu não precisasse usar meu cérebro nem meu talento, pra descansar um pouco...

Marcadores:

permalink 11:17